Entorpecentes são apreendidos em operação contra o tráfico de drogas em Oriximiná; suspeito foi preso
09/12/2024
A ação foi conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil. Todo material encontrado foi apreendido
Polícia Militar/Divulgação
Na tarde desta segunda-feira (9), por volta das 17h, uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil resultou na apreensão de uma grande quantidade de substâncias entorpecentes durante a "Operação Festas Seguras", realizada no bairro Novo Horizonte, em Oriximiná, oeste do Pará. A operação tem como objetivo intensificar o combate ao tráfico de drogas na região.
Conforme o relato da PM, a primeira parte da operação aconteceu na Travessa da Conquista, na residência de um homem conhecido como "Brogozinho", identificado como foragido da justiça.
Durante a ação, as equipes localizaram uma mochila contendo 136 gramas de maconha e 176 gramas de cocaína. No entanto, o suspeito não foi encontrado no local.
Dando continuidade às diligências, as guarnições se deslocaram até a residência de Jander Borges Silveira, onde o suspeito tentou fugir, mas foi interceptado pelas equipes policiais. Durante buscas no local, foram encontrados no interior de um veículo modelo Montana, de cor prata, os seguintes itens:
2,010 kg de cocaína
66 gramas de maconha
24 gramas de oxi
Uma motocicleta modelo Fan, cor preta
Três balanças de precisão
Quatro potes de creatina
Dois celulares (Samsung A10 e Motorola)
R$ 75,00 em espécie
Materiais utilizados para embalagem de drogas, como sacolas, linha de costura e isqueiros
Com a ação, foi apreendido um total de 2,786 kg de substâncias entorpecentes. O suspeito Jander Borges Silveira foi conduzido à Unidade Integrada de Polícia Civil (UIP) para os procedimentos cabíveis.
De acordo com a polícia, o uso de algemas seguiu a Súmula Vinculante nº 11, que regulamenta sua aplicação em situações específicas.
Operação 'Festas Seguras'
Operação Festas Seguras integra uma série de ações preventivas e repressivas realizadas pelas forças de segurança pública do Pará para garantir a tranquilidade durante os eventos de fim de ano. O Comando de Policiamento Regional I (CPR-I) e o 41º Batalhão da Polícia Militar reforçaram o compromisso com a proteção da comunidade, contando com o apoio da Polícia Civil na repressão ao tráfico de drogas e outros crimes.