PGR pede condenação de 9 réus no núcleo 3 da trama golpista
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação de nove réus apontados como integrantes do “núcleo 3” da trama golpista investigada pela Corte. O grupo teria atuado na tentativa de ruptura institucional após as eleições de 2022.
Segundo o parecer, devem ser condenados: Bernardo Romão Corrêa Netto, Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, Fabrício Moreira de Bastos, Hélio Ferreira Lima, Márcio Nunes de Resende Júnior, Rafael Martins de Oliveira, Rodrigo Bezerra de Azevedo, Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros e Wladimir Matos Soares.
A PGR sustenta que eles praticaram cinco crimes descritos na denúncia, relacionados à incitação e preparação de atos golpistas.
Desclassificação de crime para um dos réus
No mesmo documento, a PGR pediu a desclassificação da conduta de Ronald Ferreira de Araújo Júnior, que passa a responder por incitação ao crime — especificamente por animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais (artigo 286, parágrafo único, do Código Penal).
Com essa mudança, Ronald poderá negociar um acordo para obter benefícios penais, caso aceite colaborar.FONTE: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/09/15/pgr-pede-condenacao-de-9-reus-no-nucleo-3-da-trama-golpista.ghtml