Ponte Giratória: saiba o que muda no trânsito do Recife após reforma ser entregue com quase dois anos de atraso e custo 50% maior
23/12/2025
(Foto: Reprodução) Ponte Giratória: confira o que muda no trânsito após o fim da obra de reforma
A reforma da Ponte 12 de Setembro, conhecida popularmente como Ponte Giratória e localizada no Centro do Recife, foi entregue nesta terça-feira (23) após quase dois anos de atraso e um aumento de 50% no valor inicial da obra (veja vídeo acima).
A ponte reformada, que tinha a previsão de ser entregue em fevereiro de 2024, tem o tráfego de veículos liberado a partir da manhã da quarta-feira (24), com mudanças no trânsito (confira mais abaixo). A liberação não aconteceu no mesmo dia da entrega da reforma por causa do espetáculo Baile do Menino Deus, na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
A intervenção na Ponte Giratória começou em 2023 com orçamento de R$ 9,4 milhões, mas problemas estruturais identificados pela equipe de engenharia levaram à necessidade de uma nova licitação. Com isso, o custo subiu para R$ 14 milhões.
Ponte Giratória foi entregue após obra de reforma que atrasou quase dois anos
Eliab Pessoa/TV Globo
Segundo a prefeitura do Recife, foi necessário incluir reforços estruturais como reforço das vigas; injeção de epóxi, um polímero utilizado para dar resistência a construções; e aplicação de material para preenchimento de espaços vazios.
Durante todo o período da reforma, a ponte ficou interditada para veículos, obrigando motoristas que vinham da Zona Sul do Recife a desviar pelo Cais de Santa Rita. O trânsito na região ficou mais complicado, principalmente nos horários de pico.
LEIA TAMBÉM
Obras no Recife enfrentam atrasos e têm aditivos com impacto milionário à prefeitura
Como fica o trânsito na Ponte Giratória
Mapa mostra como fica o trânsito na Ponte Giratória, após obra de reforma, no sentido Zona Sul
Prefeitura do Recife/Divulgação
Com a reabertura da Ponte Giratória, há mudanças no trânsito na área central da capital pernambucana para quem está no Bairro do Recife e vai em direção à Zona Norte da cidade. Os motoristas devem:
sair pelo Cais da Alfândega, passar pela Ponte Giratória e dobrar à direita na Avenida Martins de Barros;
em seguida, fazer o contorno na altura da Avenida Nossa Senhora do Carmo, perto do Fórum Desembargador Thomaz de Aquino;
depois, voltar no sentido contrário da Avenida Martins de Barros até passar ao lado do Terminal Cais de Santa Rita para seguir no sentido do viaduto do Forte das Cinco Pontas.
Para os motoristas que seguem da Zona Sul da capital pernambucana em direção ao Bairro do Recife, nada muda. Os veículos passam pela Ponte Giratória e seguem pela Avenida Alfredo Lisboa.
Mapa mostra como fica o trânsito na Ponte Giratória, após obra de reforma, no sentido Bairro do Recife
Prefeitura do Recife/Divulgação
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias