Prévias de carnaval têm foliões baleados, 20 pessoas detidas e confusões generalizadas no Recife e em Olinda; VÍDEO
19/01/2026
(Foto: Reprodução) Olinda tem confusões e brigas durante domingo de prévias de carnaval
Pelo menos duas pessoas foram baleadas durante prévias de carnaval em Olinda e no Recife, no domingo (18). Foram registrados episódios de violência e confusões generalizadas, e imagens enviadas ao Canal Globo mostram brigas no meio dos foliões.
Em Olinda, um folião foi baleado após a saída da troça John Travolta. No Recife, um homem foi atingido por disparos no Vasco da Gama, na Zona Norte. Também na capital, 20 pessoas foram detidas no CDU Folia, na Zona Oeste.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
Vídeos mostram tumultos no Largo do Amparo, ponto tradicional das prévias e também do carnaval de Olinda. Nas imagens é possível ver a Polícia Militar (PM) tentando conter as brigas em meio à multidão (veja vídeo acima).
Ao redor das confusões, foliões que tentavam aproveitar a festa acompanharam as cenas assustados, enquanto o fluxo intenso de pessoas dificultava a contenção dos confrontos.
Segundo a PM, equipes foram acionadas após relatos de disparos logo após o fim do bloco. Um homem foi atingido na Rua Severino Judeu Ramalho e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Olinda, no bairro de Cidade Tabajara. Não houve registro de prisões na área.
Já no Vasco da Gama, no Recife, segundo informações de moradores, houve uma tentativa de homicídio após o término de um bloco carnavalesco. Um homem foi atingido por tiros e socorrido.
O g1 não conseguiu confirmar se as vítimas eram os alvos dos ataques, nem os estados de saúde delas.
20 detidos
Houve tumulto durante a prévia do bloco CDU Folia, na Avenida General Polidoro, no bairro da Várzea. Nas imagens, é possível ver brigas envolvendo grupos de jovens, com arremesso de pedras no meio da rua.
Os vídeos também mostram policiais militares tentando controlar a situação, mas os jovens continuam envolvidos nos confrontos, mesmo com a presença do efetivo policial. Conforme a PM, agentes intervieram após brigas entre grupos, que passaram a se enfrentar.
Após a ação policial, 20 pessoas foram detidas e conduzidas inicialmente à Central de Plantões da Capital (Ceplanc). Na unidade, três jovens informaram ser menores de idade, e todo o grupo foi encaminhado à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA).
Prévias carnavalescas em Olinda e no Recife tiveram confusões e ação da polícia
Montagem/g1
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias