Sul-mato-grossense raiz: bebê toma tereré e para de chorar na hora
07/12/2025
(Foto: Reprodução) Bebê de 1 ano e 5 meses prova bebida à base de erva-mate e para de chorar
Que o tereré é tradição em Mato Grosso do Sul muita gente já sabe, mas a ideia de que a bebida a base de erva-mate também pode acalmar, pegou muitos de surpresa.
Um vídeo que viralizou nas redes sociais já soma mais de 2,6 milhões de visualizações e 267 mil curtidas. Nele, Mariah da Silva Oliveira, de apenas 1 ano e 5 meses, moradora do bairro Nova Lima, em Campo Grande, aparece chorando sem parar. O pai, o influenciador Higor Alexandre Oliveira, oferece um tereré. Assim que a menina toma um gole, para de chorar.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
No vídeo, Higor escreveu: "Como acalmar uma criança em Mato Grosso do Sul". Ele ainda pergunta: "Ei, por que tá chorando?" — mas Mariah só se tranquiliza depois de beber. No fim, solta um suspiro que parece mostrar que realmente gosta da bebida típica, como uma "sul-mato-grossense raiz".
Vídeo não foi planejado
Ao g1, Higor disse que a filha provou tereré pela primeira vez aos 6 meses, depois da introdução alimentar. "Não damos as primeiras cuiadas, quando está forte. Damos só depois que fica fraco", explicou.
Segundo ele, nas poucas vezes em que a filha tomou tereré, ficou mais calma. Ele contou que o vídeo não foi planejado. Higor costuma registrar cenas do dia a dia da criança e, dessa vez, resolveu publicar. "Esse eu postei porque achei fofo", afirmou.
O pai também publicou outro vídeo em que Mariah pede o tereré. Ao receber a cuia, segura sozinha e toma a bebida.
LEIA TAMBÉM:
QUIZ: Descubra curiosidades sobre o tereré, bebida à base de erva-mate queridinha entre os famosos
Bebida à base de erva-mate
Em 2020, o tereré foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A bebida tem ganhado destaque, especialmente entre celebridades como Cauã Reymond e Barbara Reis, que a conheceram e experimentaram durante as gravações da novela Terra e Paixão. O ator José Loreto também aprovou o tereré durante as gravações de Pantanal.
Uma pesquisa feita pela Universidade Federal da Grande Dourados, junto de universidades particulares de Mato Grosso do Sul e do Paraná e um instituto de pesquisa agronômica da França, comprovou que a erva-mate pode evitar doenças do coração. Além disso, controla os níveis de glicose no sangue, diminui processos inflamatórios e diminui o colesterol.
Bebê parou de chorar assim que tomou tereré.
Redes sociai
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: