Vídeo mostra motorista de aplicativo sendo cercado por taxistas no mercado em Petrópolis
21/01/2026
(Foto: Reprodução) Confusão entre taxistas e motorista de aplicativo causa tumulto em Petrópolis
Um vídeo registrado no sábado (17) mostra um carro, que seria de um motorista de aplicativo, cercado por vários táxis em um supermercado de Petrópolis, Região Serrana do Rio. Nas imagens, o motorista afirma estar sendo impedido de sair e trabalhar após chegar ao local para buscar uma cliente.
Os taxistas alegaram que o condutor não deveria ter parado no estabelecimento, já que, segundo eles, não há vagas destinadas a veículos de aplicativo.
A CPTrans informou em nota, nesta terça-feira(20), que não foi acionada formalmente e tomou conhecimento do caso pelas redes sociais. A companhia destacou que atua em conjunto com o Detran-RJ e o Detro-RJ em ações de fiscalização contra transporte irregular.
📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.
Sobre o serviço de aplicativo, esclareceu que ele é reconhecido pela Lei nº 13.640/2018, que dá aos municípios a competência para regulamentar e fiscalizar sua operação.
No entanto, ressaltou que ainda não há regulamentação federal específica para a atividade, o que limita a atuação dos órgãos de trânsito a aspectos de circulação viária, segurança e cumprimento das normas.
A CPTrans também informou que, ao longo de 2025, foram realizadas mais de dez autuações por estacionamento irregular e reforçou que todas as infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro e nas resoluções do Contran são aplicadas nas fiscalizações diárias.
A Polícia Militar também se manifestou sobre o episódio, ressaltando que uma viatura esteve no local e ouviu as partes envolvidas. Os taxistas alegaram que o motorista de aplicativo estaria fazendo ponto no supermercado, o que seria proibido. O condutor, disse que estava apenas trabalhando pelo aplicativo.
Ele não relatou ter sofrido agressões. Nenhuma das partes quis registrar ocorrência na delegacia, e o caso foi encerrado no local.
As autoridades reforçam que o transporte por aplicativo é permitido, mas que o cumprimento das normas de trânsito e de estacionamento deve ser observado. O episódio reacende o debate sobre a convivência entre taxistas e motoristas de aplicativo na cidade.
Confusão entre motorista de aplicativo e taxistas em Petrópolis
Reprodução InterTv RJ