Caetano Veloso relembra parceria com Angela Ro Ro no disco 'Transa': 'Compus uma música para ela'
09/09/2025
(Foto: Reprodução) Angela Ro Ro (à esquerda) toca gaita no show em que Caetano Veloso revisita o repertório do álbum 'Transa'
Juliana Reis / Divulgação Uns Produções
O baiano Caetano Veloso relembrou a parceria com a cantora Angela Ro Ro, que faleceu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos, durante a concepção do famoso álbum "Transa". A artista estava internada no Hospital Silvestre, na zona sul do Rio de Janeiro, após passar por uma traqueostomia devido a uma infecção no pulmão.
"É com muito carinho e tristeza que eu falo de Angela Ro Ro, que morreu hoje e deixou uma saudade enorme. Faz pouco tempo, não muito tempo, quando a gente refez o show de 'Transa', ela foi a convidada especial porque ela participou da gravação quando eu estava exilado em Londres", relembrou Caetano.
Angela participou da gravação do álbum icônico do baiano, lançado em 1972, antes mesmo da gravação do primeiro álbum dela - lançado apenas em 1979. Apesar de não ter sido citada na ficha técnica, a cantora comentou sobre a participação em entrevistas.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Ro Ro participou da gravação da música "Nostalgia", canção que finaliza o projeto de Caetano. Ela foi incluída no álbum após indicação do cineasta Glauber Rocha, que conheceu em 1970, durante o Carnaval.
A relação entre Caetano e Angela se manteve ao longo dos anos, e o baiano compôs a música "Escândalo" para a artista. "Eu compus uma música para ela a pedido dela", relembrou Caetano.
A canção é a faixa principal do segundo álbum de Ro Ro, que também é intitulado como "Escândalo". Angela marcou a música brasileira com uma voz inconfundível, além do estilo que misturava blues, samba-canção, bolero e rock.
"Ao longo da carreira dela, ela lançou canções inesquecíveis, profundas e únicas. Um beijo de saudade", lamentou Caetano.
Angela estava internada desde junho e teve uma série de complicações. Recentemente, ela teve uma nova infecção e, na manhã desta segunda, não resistiu. A certidão de óbito da artista aponta que a causa da morte foi infecção generalizada e pneumonia bacteriana.
LEIA TAMBÉM:
Teatro Castro Alves oferece 390 vagas em cursos gratuitos de iniciação à música sinfônica
Carnaval de Salvador e Romaria de Bom Jesus da Lapa são reconhecidos como manifestações da cultura nacional
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
o