Governo de SC anuncia compra de 350 fuzis israelenses para policiais civis
09/09/2025
(Foto: Reprodução) Polícia Civil de Santa Catarina
Ricardo Wolffenbüttel/Secom-SC
O Governo de Santa Catarina anunciou a aquisição de 350 novos fuzis israelenses para a Polícia Civil. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (8) e a compra já foi autorizada pelo governador Jorginho Mello (PL).
Segundo o governo, o objetivo é reforçar a segurança dos agentes no combate à criminalidade e manter o estado entre os mais seguros do país.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
SC tem a 2ª menor taxa de mortes violentas do país, aponta Anuário da Segurança Pública
Ao todo, serão adquiridos 300 fuzis IWI/ARAD calibre 5,56 x 45 mm e 50 fuzis IWI/ARAD 7,62 x 51 mm, modelos semelhantes aos usados pelo Exército dos Estados Unidos, FBI e pelo Bope da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, esta será a maior entrega de fuzis da história da corporação, superando os 155 armamentos recebidos no ano passado. Ele também informou que outros 87 fuzis devem ser adquiridos ainda este ano, totalizando mais de 400 armas.
A meta, segundo o delegado, é que cada policial civil que atue em investigações ou inteligência tenha seu próprio fuzil.
LEIA TAMBÉM:
Fisiculturista é encontrado morto esfaqueado na escada de prédio em SC; companheira é suspeita
Frei é detido após atirar em tucano com arma de pressão
SC tem a 2ª menor taxa de mortes violentas do país
Santa Catarina tem a segunda menor taxa do país de mortes violentas, com 8,5 registros a cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são referentes a 2024 e o estado fica apenas atrás de São Paulo, com 8,2 casos. Os dados são do Anuário da Segurança divulgado em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Os dados de mortes violentas intencionais (MVIs) reúnem registros de homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte e mortes em decorrência de intervenção policial.
Em números absolutos, foram 685 MVIs em 2024, diante de 674 em 2023. Apesar da leve alta, não houve alteração na taxa de mortes: 8,5. O dado é bem abaixo da média nacional, que ficou em 20,8 a cada 100 mil habitantes.
Dados do Anuário de Segurança Pública
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias